LICENÇA DE FUNCIONAMENTO: 351907101-812-000006-1-2

ESCORPIÕES

Escorpião Amarelo
Classe: Arachnida
Ordem: Scorpionida
Nome científico: Tityus serrulatus
Nome vulgar: Escorpião amarelo
  

Origens

Existem registros científicos da existência dos escorpiões há mais de 400 milhões de anos. Segundo pesquisas, foram eles os primeiros artrópodes a conquistar o ambiente terrestre.

Atualmente já estão catalogadas cerca de 1600 espécies e subespécies distribuídas em 116 gêneros diferentes em todo o mundo. No Brasil existem cerca de 140 espécies, sendo o amarelo o mais perigoso deles.


Reprodução

Os escorpiões são animais vivíparos (não põe ovos). A reprodução da maioria das espécies é sexuada, (exige a presença de um macho). A espécie Tityus serrulatus possui uma característica rara que é a partenogênese, (Capacidade de se reproduzir sem que haja fecundação, não havendo necessidade de um macho), por esse fato, um único escorpião pode aumentar rapidamente a quantidade de indivíduos.

A gestação dura em média 3 meses, depois que nascem ficam nas costas da mãe de 10 a 14 dias ou até que consigam obter seu próprio alimento.

Escorpiões são imunes a produtos químicos?

Escorpiões morrem com muitos grupos químicos, se aplicar diretamente neles, acontece que eles nunca estão visíveis, estão sempre escondidos. Em uma área tratada com o produto cujo seu ingrediente ativo esta exposto, o escorpião percebe (através de suas organelas quimiorreceptoras situadas nos palpos e no peito), a presença do produto e fica em seu esconderijo esperando o efeito passar, e quando passa eles saem para caçar.

Há produto direcionado ao controle de escorpião?

Sim, desde a década de 90, são os Microencapsulados. Nessa formulação o ingrediente ativo do produto está dentro de Microcápsulas . Dessa maneira, quando aplicamos um Microencapsulado, o ingrediente ativo não está exposto e assim os escorpiões incapazes de percebê-lo no ambiente tratado, se contaminam imediatamente. As microcápsulas aderem ao corpo do escorpião e terminam por intoxicá-lo e extermina-lo.

Porque dizem que não há produto contra escorpião?

Há no mercado especializado, tais produtos que são 100% eficaz no controle de escorpião aprovados pela ANVISA, que exige testes comprovatórios realizados em laboratórios credenciados que seguem rígidos padrões de qualidade. Acontece que, alguns orgãos da saúde e meio ambiente, engenheiros agrônomo, biólogos etc. acabam por não recomendar o uso do produto talvez por desconhecimento de tal técnologia (Produto testado e aprovado) puro contrassenso.

Medidas preventivas:

Manter limpos quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos, evitando acúmulo de folhas secas, lixo e restos de construção como, telhas, tijolos, madeiras;

Vedar soleiras de portas;

Usar telas em ralos do chão, pias ou tanques;

Manter berços e camas afastados das paredes;

Examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los.